AULA 3º1

Aula 7 

Assistam esses vídeos para fazer as atividades da semana 3 do pet 2:

https://www.youtube.com/watch?v=TTq6yzDH4gM

https://www.youtube.com/watch?v=2TavnfSVRKg

https://www.youtube.com/watch?v=uX8mwkiNRig

https://www.youtube.com/watch?v=UkbLPwbLRY8


Aula 6

Esse vídeos vão ajudar a fazer as atividades da semana 2 do pet 2

https://www.youtube.com/watch?v=z9cJRQ1y6jE

https://www.youtube.com/watch?v=9UWhEjeQs40

https://www.youtube.com/watch?v=_06vqgsF5e0

https://www.youtube.com/watch?v=EYPPSnwN3ag


Aula 5

Galera, já que vocês estão reclamando sobre o a quantidade de coisas que nós professores estamos passando, essa semana separei apenas alguns vídeos de revisão do assunto é importante vocês assistirem. Em relação às atividades, vamos ficar somente com as apostilas do estado que começam semana que vem, essas vou pedir para vocês me enviarem as fotos das atividades feitas, blz???

 

PETs do governo de MINAS

 https://www.youtube.com/watch?v=E7GRq5KKtRA;

 https://www.youtube.com/watch?v=xsKvZTEeeYE

 

REPÚBLICA VELHA | QUER QUE DESENHE | DESCOMPLICA

https://www.youtube.com/watch?v=Vw4HGHDWMjs

 

REPÚBLICA OLIGÁRQUICA (Débora Aladim)

https://www.youtube.com/watch?v=FmGVa7W--mg&t=1s

 

Aprendendo com Videoaulas: História: República Velha

https://www.youtube.com/watch?v=C46bF9JLyvg

 

REPÚBLICA OLIGÁRQUICA - RESUMO DESENHADO

https://www.youtube.com/watch?v=XT8KLGmjqaA

 

REVISÃO ENEM | HISTÓRIA: PRIMEIRA REPÚBLICA | ESQUENTA ENEM | DESCOMPLICA

https://www.youtube.com/watch?v=sltNTu3GmE0

 

REVOLTA DA VACINA (em 5 minutos!) - Débora Aladim

https://www.youtube.com/watch?v=2RL6WbfzeJk

 

PRIMEIRA REPÚBLICA: O QUE CAI NO VESTIBULAR? | HISTÓRIA | QUER QUE DESENHE?

https://www.youtube.com/watch?v=2bmTCLGJZ3w

 

Primeira República - República da Espada (resumo)

https://www.youtube.com/watch?v=9O6ZuF5jTXc


Correção da Pesquisa do dia 15/06

Sobre a DEMOCRACIA

A democracia surgiu na Grécia antiga por volta do século V a.C na cidade –estado de Atenas. A palavra é formada por “demo” que significa povo e “kratos” que significa governo, ou seja, em uma tradução livre significava governo do povo, no entanto, só os homens livres maiores de 18 anos e filhos de atenienses podiam participar das decisões públicas. E nessa época a democracia era direta, ou seja, o próprio cidadão o representava.

A democracia moderna, tal como a concebemos hoje, isto é, pautada em ordenamentos jurídicos e instituições políticas sólidas, que representam os três poderes (Executivo, Judiciário e Legislativo), só se tornou possível após a queda do Antigo Regime Absolutista, onde o rei mandava em tudo, na transição do século XVIII para o século XIX. Com a Revolução Francesa e, depois, a Era Napoleônica, surgiram na Europa alguns dos alicerces do que viria a ser o nosso modelo de regime democrático: a formação de grandes centros populacionais, em virtude da Revolução Industrial; a noção de povo associada a uma nação; a soberania política da nação passou a ser vinculada a esse povo, e não mais ao rei; e a instituição do voto, ou sufrágio universal, como parte do sistema representativo direto. 

A democracia é importante, pois dá voz a um número muito maior de cidadãos, e distribui o poder na mão de varias instituições, diferente, por exemplo, da monarquia, que concentra todo o poder na mão do rei ou da ditadura que quem concentra todo o poder é um grupo, um partido ou um líder carismático, que geralmente dominam o poder executivo.  

Sobre a divisão dos TRÊS PODERES (JUDICIÁRIO, LEGISLATIVO E EXECUTIVO)

No final do século XVIII e início do século XIX um intelectual chamado Montesquieu propôs então a divisão do poder que se concentrava no rei. Se antes o rei era a fonte do poder, agora essa fonte era o próprio povo. Sendo o povo uma coletividade, era necessário que houvesse uma representação equilibrada. Para tanto, o poder precisava ser dividido em três instâncias: 1) o poder executivo – que se encarregaria de gerenciar o Estado e por em prática as leis aprovadas; 2) o poder legislativo – que se encarregaria da elaboração das leis; 3) e o poder judiciário – que ficaria incumbido de apreciar e julgar segundo um ordenamento jurídico.

Esses três poderes seriam equilibrados, de modo que um fiscalizaria o outro e todos seriam amparados e regulados por uma Constituição democrática – fonte de todo o poder popular. Esse modelo imperou no mundo com o Estado Democrático de Direito, nos séculos XIX e XX, e continua sendo aperfeiçoado, discutido e incrementado, sobretudo nos países ocidentais.

Sua importância consiste em dividir o poder nas mão de mais pessoas e demais instituições, permitindo que haja um equilíbrio nas forças de poder, para não haver abusos entre eles.

OBS: A notícia cada um podia escolher individualmente.



Aula 4

Atividade (VOU DAR 1 SEMANA PARA FAZEREM)

Fazer uma pesquisa pequena no CADERNO sobre DEMOCRACIA e DIVISÃO DOS TRÊS PODERES (Executivo, Legislativo e Judiciário).

Respondendo essas questões: (a letra A e B responder sobre cada um deles democracia e os três poderes):

A) Quando surgiu e como se desenvolveu?

B) Onde surgiu?

C) Qual a idéia principal da DEMOCRACIA?

D) Qual a importância da DEMOCRACIA?

E) Qual a importância da DIVISÃO DOS TRÊS PODERES?

F) Citar notícias de jornais televisivos ou veículos de noticias digitais, que exemplificam a crítica de uma pequena parcela da população que está sendo feita aos vários poderes, principalmente, nesse momento onde o Supremo Tribunal esta sendo atacado. (Quando for citar lembrar-se de colocar de onde você tirou a noticia (nome do veiculo, ex: Rede Globo, Site R7...) e quando ela foi escrita, postada ou noticiada. 

Aula 3

Boa noite

* Correção da 1° semana (neste vídeo tem todas as turmas, portanto é só achar a sua!!!) 

https://www.youtube.com/watch?v=YE7w9b8f7WA

* Correção da 2° semana (neste vídeo tem todas as turmas, portanto é só achar a sua!!!) 

https://www.youtube.com/watch?v=P5w9BaEKCYA

OBS: A TERCEIRA SEMANA AINDA NÃO FOI LIBERADA!!!


Aula 2 

Olá pessoal, para as próximas 4 aulas gostaria que vocês assistissem as aulas pelo youtube e fizessem da apostilas as atividades seguintes:


-Atividade: n° 1,2,3 página 76 3 77;
-Atividade (exercício): n° 2  páginas 79 e 80;
-Atividade: n° 1 e 2 páginas 82;


1° Aula

Bom dia, começamos hoje nossa 1° aula, queria dar as boas vindas e que essa experiência seja produtiva tanto para vocês quanto para mim!!! Gostaria de pedir um caderno ou se tiver de matéria deixar duas para o conteúdo de História;

* As duvidas serão respondidas APENAS no bate-papo do blog e nas aulas informadas, por exemplo, vou dar duas aulas para vocês completarem essa atividade, na terceira tiro as duvidas pelo bate-papo.

* Sobre as avaliações vão ser por participação e vou pedir para tirarem fotos e postarem nos comentários da postagem

Nessa PRIMEIRA aula vou deixar essa atividade pra vocês. A pesquisa deve ser registrada no caderno e deve ser feita a mão e logo após, tirar foto e enviar nos comentários do post. Na 3° aula eu tiro as duvidas, vamos começar assim pra vêr se da certo!!!

Pensando no contexto atual resolvi pedir pra vocês fazerem uma pesquisa relacionando História e Biologia.


PANDEMIAS NA HISTÓRIA

Desde janeiro de 2020, a crescente proliferação do novo Coronavírus transformou-se em um dos maiores desafios da humanidade. Entretanto, lidar com uma pandemia infecciosa de proporções continentais e mundiais não é algo recente na história.

Surtos de doenças repetem-se pelos séculos com algumas semelhanças tanto na forma de propagação quando de contenção destas doenças. Dessa maneira, podemos equiparar esta pandemia com outras que ocorreram anteriormente e criar alguns paralelos entre os casos.

Exercícios

1 – Qual a diferença entre epidemia e pandemia?

2 - Pesquisar qual foram as principais epidemias que assolaram o mundo.

Respondendo: as seguintes perguntas:

a) Quando aconteceu?
b) Onde aconteceu?
c) Como começou?
d) Quais os locais mais afetados (países, continentes, etc)?
e) Como se espalhou?
f) O número de mortos:
g) Se tiver a cura, quem descobriu

3 – Qual a pior epidemia que atingiu o Brasil?(fazer uma pequena pesquisa sobre ela!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Venho aqui justificar minha ausência a partir de hoje (09/07/2020) nos grupos de whatsapp.
    Meu celular estragou estarei acompanhando as atividades pelo blog, pois ainda não tenho previsão de quando comprar outro.
    Att: Nicolly de Souza Mangia
    3º1

    ResponderExcluir