AULA 1º1

Aula 7

Esse vídeos vão ajudar a fazer as atividades da semana 3 do pet 2: Racismo e Resistência no Brasil colonial

https://www.youtube.com/watch?v=iYtJGaacvv8&t=28s

https://www.youtube.com/watch?v=0l0cKNkce0g

https://www.youtube.com/watch?v=md8XGuXnky4

https://www.youtube.com/watch?v=Wv0ZO6R0COA

https://www.youtube.com/watch?v=eQd1J1uG9tc

https://www.youtube.com/watch?v=KYdb0GkHIK4


Aula 6

Esse vídeos vão ajudar a fazer as atividades da semana 2 do pet 2: Revoltas Nativistas

https://www.youtube.com/watch?v=T5tfs8QI3zU

https://www.youtube.com/watch?v=WaFF90QMXFI

https://www.youtube.com/watch?v=3mirPTK1NNc&list=PLPNLvl90MqKTnO1yz6ZCOUu9lh0hS-BmH

https://www.youtube.com/watch?v=1hM9wg1waYU&list=PLPNLvl90MqKTnO1yz6ZCOUu9lh0hS-BmH&index=4

https://www.youtube.com/watch?v=rs2jk7br0OA

https://www.youtube.com/watch?v=tJVGUtOemDs

https://www.youtube.com/watch?v=0vCZTU8I9Aw

https://www.youtube.com/watch?v=4gi265y8G70


Aula 5

Assistir esses vídeos e fazer a pesquisa que se pede: (Deixar registrado no caderno) 

- https://www.youtube.com/watch?v=rU1_kon-5To;

- https://www.youtube.com/watch?v=Gc3nDXqHNjE

Pesquisar:

a) O que desencadeou as manifestações anti-racistas pelo mundo e o que elas reivindicavam?

b) Qual a relação entre pobreza e o negro no Brasil?

c) Existe racismo no Brasil? 


Correção da Pesquisa do dia 15/06

Sobre a DEMOCRACIA

A democracia surgiu na Grécia antiga por volta do século V a.C na cidade –estado de Atenas. A palavra é formada por “demo” que significa povo e “kratos” que significa governo, ou seja, em uma tradução livre significava governo do povo, no entanto, só os homens livres maiores de 18 anos e filhos de atenienses podiam participar das decisões públicas. E nessa época a democracia era direta, ou seja, o próprio cidadão o representava.

A democracia moderna, tal como a concebemos hoje, isto é, pautada em ordenamentos jurídicos e instituições políticas sólidas, que representam os três poderes (Executivo, Judiciário e Legislativo), só se tornou possível após a queda do Antigo Regime Absolutista, onde o rei mandava em tudo, na transição do século XVIII para o século XIX. Com a Revolução Francesa e, depois, a Era Napoleônica, surgiram na Europa alguns dos alicerces do que viria a ser o nosso modelo de regime democrático: a formação de grandes centros populacionais, em virtude da Revolução Industrial; a noção de povo associada a uma nação; a soberania política da nação passou a ser vinculada a esse povo, e não mais ao rei; e a instituição do voto, ou sufrágio universal, como parte do sistema representativo direto. 

A democracia é importante, pois dá voz a um número muito maior de cidadãos, e distribui o poder na mão de varias instituições, diferente, por exemplo, da monarquia, que concentra todo o poder na mão do rei ou da ditadura que quem concentra todo o poder é um grupo, um partido ou um líder carismático, que geralmente dominam o poder executivo.  

Sobre a divisão dos TRÊS PODERES (JUDICIÁRIO, LEGISLATIVO E EXECUTIVO)

No final do século XVIII e início do século XIX um intelectual chamado Montesquieu propôs então a divisão do poder que se concentrava no rei. Se antes o rei era a fonte do poder, agora essa fonte era o próprio povo. Sendo o povo uma coletividade, era necessário que houvesse uma representação equilibrada. Para tanto, o poder precisava ser dividido em três instâncias: 1) o poder executivo – que se encarregaria de gerenciar o Estado e por em prática as leis aprovadas; 2) o poder legislativo – que se encarregaria da elaboração das leis; 3) e o poder judiciário – que ficaria incumbido de apreciar e julgar segundo um ordenamento jurídico.

Esses três poderes seriam equilibrados, de modo que um fiscalizaria o outro e todos seriam amparados e regulados por uma Constituição democrática – fonte de todo o poder popular. Esse modelo imperou no mundo com o Estado Democrático de Direito, nos séculos XIX e XX, e continua sendo aperfeiçoado, discutido e incrementado, sobretudo nos países ocidentais.

Sua importância consiste em dividir o poder nas mão de mais pessoas e demais instituições, permitindo que haja um equilíbrio nas forças de poder, para não haver abusos entre eles.

OBS: A notícia cada um podia escolher individualmente.

 

Aula 4

Atividade (VOU DAR 1 SEMANA PARA FAZEREM)

Fazer uma pesquisa pequena no CADERNO sobre DEMOCRACIA e DIVISÃO DOS TRÊS PODERES (Executivo, Legislativo e Judiciário).

Respondendo essas questões: (a letra A e B responder sobre cada um deles democracia e os três poderes):

A) Quando surgiu e como se desenvolveu?

B) Onde surgiu?

C) Qual a idéia principal da DEMOCRACIA?

D) Qual a importância da DEMOCRACIA?

E) Qual a importância da DIVISÃO DOS TRÊS PODERES?

F) Citar notícias de jornais televisivos ou veículos de noticias digitais, que exemplificam a crítica de uma pequena parcela da população que está sendo feita aos vários poderes, principalmente, nesse momento onde o Supremo Tribunal esta sendo atacado. (Quando for citar lembrar-se de colocar de onde você tirou a noticia (nome do veiculo, ex: Rede Globo, Site R7...) e quando ela foi escrita, postada ou noticiada. 


Aula 3

Boa noite

* Correção da 1° semana (neste vídeo tem todas as turmas, portanto é só achar a sua!!!) 

https://www.youtube.com/watch?v=YE7w9b8f7WA

* Correção da 2° semana (neste vídeo tem todas as turmas, portanto é só achar a sua!!!) 

https://www.youtube.com/watch?v=P5w9BaEKCYA

OBS: A TERCEIRA SEMANA AINDA NÃO FOI LIBERADA!!!


ATENÇÃO: Galera, bom dia, DESCONSIDEREM essa "atividade 1, 2 e 3 páginas 41 e 42"!!!! FAÇAM SÓ AS OUTRAS!!!

Aula 2 

Olá pessoal, para as próximas 4 aulas gostaria que vocês assistissem as aulas pelo youtube e fizessem da apostilas as atividades seguintes:

-Atividade: copiar os dois conceitos na seção "FIQUE POR DENTRO DOS CONCEITOS..." página: 69
-Atividade: n° 1,2 e 3 página 41 e 42;
-Atividade: n° 1  páginas 74 e 75;
-Atividade: n° 1, 2 páginas 77 a 78
-Atividade: n° 1, páginas  80 e 81;



1° Aula

Bom dia, começamos hoje nossa 1° aula, queria dar as boas vindas e que essa experiência seja produtiva tanto para vocês quanto para mim!!! Gostaria de pedir um caderno ou se tiver de matéria deixar duas para o conteúdo de História;

* As duvidas serão respondidas APENAS no bate-papo do blog e nas aulas informadas, por exemplo, vou dar duas aulas para vocês completarem essa atividade, na terceira tiro as duvidas pelo bate-papo.

* Sobre as avaliações vão ser por participação e vou pedir para tirarem fotos e postarem nos comentários da postagem

Nessa PRIMEIRA aula vou deixar essa atividade pra vocês. A pesquisa deve ser registrada no caderno e deve ser feita a mão e logo após, tirar foto e enviar nos comentários do post. Na 3° aula eu tiro as duvidas, vamos começar assim pra vêr se da certo!!!

Pensando no contexto atual resolvi pedir pra vocês fazerem uma pesquisa relacionando História e Biologia.


PANDEMIAS NA HISTÓRIA

Desde janeiro de 2020, a crescente proliferação do novo Coronavírus transformou-se em um dos maiores desafios da humanidade. Entretanto, lidar com uma pandemia infecciosa de proporções continentais e mundiais não é algo recente na história.

Surtos de doenças repetem-se pelos séculos com algumas semelhanças tanto na forma de propagação quando de contenção destas doenças. Dessa maneira, podemos equiparar esta pandemia com outras que ocorreram anteriormente e criar alguns paralelos entre os casos.

Exercícios

1 – Qual a diferença entre epidemia e pandemia?

2 - Pesquisar qual foram as principais epidemias que assolaram o mundo.

Respondendo: as seguintes perguntas:

a) Quando aconteceu?
b) Onde aconteceu?
c) Como começou?
d) Quais os locais mais afetados (países, continentes, etc)?
e) Como se espalhou?
f) O número de mortos:
g) Se tiver a cura, quem descobriu

3 – Qual a pior epidemia que atingiu o Brasil?(fazer uma pequena pesquisa sobre ela!

2 comentários:

  1. bom dia!
    vai subir a aula de hoje ou não?

    ResponderExcluir
  2. Estamos na semana 4 e voce ainda não liberou a semana 3!!!! Isso atrasa a gente, não temos só história para fazer.

    ResponderExcluir