Aula 7
Esse vídeos vão ajudar a fazer as atividades da semana 3 do pet 2: Racismo e Resistência no Brasil colonial
https://www.youtube.com/watch?v=iYtJGaacvv8&t=28s
https://www.youtube.com/watch?v=0l0cKNkce0g
https://www.youtube.com/watch?v=md8XGuXnky4
https://www.youtube.com/watch?v=Wv0ZO6R0COA
https://www.youtube.com/watch?v=eQd1J1uG9tc
https://www.youtube.com/watch?v=KYdb0GkHIK4
Aula 6
Esse vídeos vão ajudar a fazer as
atividades da semana
2 do pet 2: Revoltas Nativistas
https://www.youtube.com/watch?v=T5tfs8QI3zU
https://www.youtube.com/watch?v=WaFF90QMXFI
https://www.youtube.com/watch?v=3mirPTK1NNc&list=PLPNLvl90MqKTnO1yz6ZCOUu9lh0hS-BmH
https://www.youtube.com/watch?v=1hM9wg1waYU&list=PLPNLvl90MqKTnO1yz6ZCOUu9lh0hS-BmH&index=4
https://www.youtube.com/watch?v=rs2jk7br0OA
https://www.youtube.com/watch?v=tJVGUtOemDs
https://www.youtube.com/watch?v=0vCZTU8I9Aw
https://www.youtube.com/watch?v=4gi265y8G70
Aula 5
Assistir
esses vídeos e fazer a pesquisa que se pede: (Deixar registrado no
caderno)
- https://www.youtube.com/watch?v=rU1_kon-5To;
- https://www.youtube.com/watch?v=Gc3nDXqHNjE
Pesquisar:
a) O que desencadeou as manifestações
anti-racistas pelo mundo e o que elas reivindicavam?
b) Qual a relação entre pobreza e o
negro no Brasil?
c) Existe racismo no Brasil?
Correção da Pesquisa do dia 15/06
Sobre a DEMOCRACIA
A democracia surgiu na Grécia antiga
por volta do século V a.C na cidade –estado de Atenas. A palavra é formada por
“demo” que significa povo e “kratos” que significa governo, ou seja, em uma
tradução livre significava governo do povo, no entanto, só os homens livres
maiores de 18 anos e filhos de atenienses podiam participar das decisões
públicas. E nessa época a democracia era direta, ou seja, o próprio cidadão o
representava.
A democracia moderna, tal como a
concebemos hoje, isto é, pautada em ordenamentos jurídicos e instituições
políticas sólidas, que representam os três poderes (Executivo, Judiciário e
Legislativo), só se tornou possível após a queda do Antigo Regime Absolutista,
onde o rei mandava em tudo, na transição do século XVIII para o século XIX. Com
a Revolução Francesa e, depois, a Era Napoleônica, surgiram na Europa alguns
dos alicerces do que viria a ser o nosso modelo de regime democrático: a
formação de grandes centros populacionais, em virtude da Revolução Industrial;
a noção de povo associada a uma nação; a soberania política da nação passou a
ser vinculada a esse povo, e não mais ao rei; e a instituição do voto, ou
sufrágio universal, como parte do sistema representativo direto.
A democracia é importante, pois dá voz
a um número muito maior de cidadãos, e distribui o poder na mão de varias
instituições, diferente, por exemplo, da monarquia, que concentra todo o poder
na mão do rei ou da ditadura que quem concentra todo o poder é um grupo, um
partido ou um líder carismático, que geralmente dominam o poder
executivo.
Sobre a divisão dos TRÊS PODERES (JUDICIÁRIO, LEGISLATIVO E EXECUTIVO)
No final do século XVIII e início
do século XIX um intelectual chamado Montesquieu propôs então a divisão do
poder que se concentrava no rei. Se antes o rei era a fonte do poder, agora
essa fonte era o próprio povo. Sendo o povo uma coletividade, era necessário
que houvesse uma representação equilibrada. Para tanto, o poder precisava ser
dividido em três instâncias: 1) o poder executivo – que se encarregaria de
gerenciar o Estado e por em prática as leis aprovadas; 2) o poder legislativo –
que se encarregaria da elaboração das leis; 3) e o poder judiciário – que
ficaria incumbido de apreciar e julgar segundo um ordenamento jurídico.
Esses três poderes seriam
equilibrados, de modo que um fiscalizaria o outro e todos seriam amparados e
regulados por uma Constituição democrática – fonte de todo o poder popular.
Esse modelo imperou no mundo com o Estado Democrático de Direito, nos séculos
XIX e XX, e continua sendo aperfeiçoado, discutido e incrementado, sobretudo
nos países ocidentais.
Sua importância consiste em
dividir o poder nas mão de mais pessoas e demais instituições, permitindo que haja
um equilíbrio nas forças de poder, para não haver abusos entre eles.
OBS: A notícia cada um podia escolher
individualmente.
Aula 4
Atividade (VOU DAR 1 SEMANA PARA FAZEREM)
Fazer uma pesquisa pequena
no CADERNO sobre DEMOCRACIA e DIVISÃO DOS TRÊS PODERES (Executivo, Legislativo
e Judiciário).
Respondendo essas questões: (a
letra A e B responder sobre cada um deles democracia e os três poderes):
A) Quando surgiu e como se desenvolveu?
B) Onde surgiu?
C) Qual a idéia principal da
DEMOCRACIA?
D) Qual a importância da DEMOCRACIA?
E) Qual a importância da DIVISÃO
DOS TRÊS PODERES?
F) Citar notícias de jornais
televisivos ou veículos de noticias digitais, que exemplificam a crítica de uma
pequena parcela da população que está sendo feita aos vários poderes,
principalmente, nesse momento onde o Supremo Tribunal esta sendo atacado.
(Quando for citar lembrar-se de colocar de onde
você tirou a noticia (nome do veiculo, ex: Rede Globo, Site R7...) e quando ela foi escrita, postada ou
noticiada.
Aula 3
Boa noite
* Correção da 1° semana (neste vídeo tem todas as turmas, portanto é só achar a sua!!!)
https://www.youtube.com/watch?v=YE7w9b8f7WA
* Correção da 2° semana (neste vídeo tem todas as turmas, portanto é só achar a sua!!!)
https://www.youtube.com/watch?v=P5w9BaEKCYA
OBS: A TERCEIRA SEMANA AINDA NÃO FOI LIBERADA!!!
* As duvidas serão respondidas APENAS no bate-papo do blog e nas aulas informadas, por exemplo, vou dar duas aulas para vocês completarem essa atividade, na terceira tiro as duvidas pelo bate-papo.
* Sobre as avaliações vão ser por participação e vou pedir para tirarem fotos e postarem nos comentários da postagem
bom dia!
ResponderExcluirvai subir a aula de hoje ou não?
Estamos na semana 4 e voce ainda não liberou a semana 3!!!! Isso atrasa a gente, não temos só história para fazer.
ResponderExcluir